Como funciona uma Blockchain
Mais conhecido como o banco de dados imutável que roda sob criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, o blockchain está pronto para desempenhar um papel crítico em todos os setores imagináveis, à medida que as empresas buscam maneiras de lucrar com a promessa da tecnologia de contabilidade distribuída de permitir um consenso “sem confiança” para validar transações .
Lucro nos últimos anos
Os mineradores inteligentes precisam manter os custos de eletricidade abaixo de US$ 0,11 por quilowatt-hora; a mineração com 4 placas de vídeo GPU pode render cerca de US $ 8,00 a US $ 10,00 por dia (dependendo da criptomoeda que você escolher) ou cerca de US $ 250 a US $ 300 por mês.
Como funciona
As transações financeiras são normalmente garantidas por um terceiro confiável (como o PayPal) e o blockchain pode ser usado para automatizar esse processo, reduzindo os custos gerais ao eliminar o intermediário com contratos inteligentes autônomos que atuam como intermediários confiáveis entre as partes na rede.
Uma característica essencial do blockchain é sua capacidade de criptografar cada “bloco” de dados para uma saída de hash exclusiva que também é carimbada no bloco seguinte, criando uma cadeia de informações sequenciais que é então verificada por meio de um consenso de atividade em uma rede de participantes . Isso funciona em conjunto com assinaturas digitais para provar identidade, autenticidade e impor direitos de acesso a dados.
Compartilhar essas “planilhas” criptografadas com cada nó ou validador na rede cria um sistema distribuído onde cada dispositivo pode acessar os dados da transação e fazer adições ao livro-razão distribuído, que é compartilhado com todos em tempo real (semelhante ao Google Docs), atuando como uma forma de segurança de dados/redundância
O processo de criptografia de blocos é mais reconhecido como “mineração” em criptomoeda, que usa blockchain como um mecanismo de prova de trabalho pelo qual as pessoas podem participar da rede realizando “trabalho” (seus recursos de computação sobressalentes são usados para criptografar e validar blocos).
Se uma máquina na rede tentar alterar um bloco antigo, os novos dados resultarão em um hash diferente para esse bloco, quebrando a cadeia de saídas de criptografia compartilhadas sucessivamente.
O restante dos participantes da rede reconheceria isso e rejeitaria o nó corrompido. A criptografia do Blockchain, os mecanismos de consenso e os bancos de dados auditáveis têm muitos equipamentos considerando sua viabilidade para armazenar dados pessoais (registros legais, de saúde, financeiros e de propriedade), enquanto outros estão analisando usos que vão desde contratos inteligentes autônomos até o upload de arquivos mentais.
Quem está interessado em Blockchain?
A Harvard Business Review vê um futuro surpreendentemente bem-sucedido para blockchain além das criptomoedas, imaginando um mundo em que “os contratos são incorporados em código digital e armazenados em bancos de dados transparentes e compartilhados, onde são protegidos contra exclusão, adulteração e revisão”. “… cada acordo, cada processo, cada tarefa e cada pagamento teria um registro digital e uma assinatura que poderia ser identificada, validada, armazenada e compartilhada.
Intermediários como advogados, corretores e banqueiros podem não ser mais necessários. Indivíduos , organizações, máquinas e algoritmos fariam transações e interagiriam livremente uns com os outros com pouco atrito.
” O texto do NDAA 2018 Modernizing Government Technology Act” do governo dos EUA sugere o uso de blockchain e contratos inteligentes como parte de uma ampla estratégia de atualização/migração de economia de custos destinada a substituir a infraestrutura antiga e ineficiente para manutenção de registros humanos. Como parte de uma avaliação contínua do governo dos riscos de segurança cibernética associados ao blockchain, o NDAA 2018 exige que o Pentágono monitore os lançamentos da tecnologia pelas agências governamentais para pesquisar a segurança da infraestrutura e, em seguida, informar o Congresso dentro de 180 dias.
Em meio à crescente adoção do blockchain, a DARPA também está financiando esforços para determinar se a natureza criptografada e distribuída dos blockchains pode ajudar a proteger dados altamente confidenciais relativos a tudo, desde armas nucleares a satélites militares. Da mesma forma, a indústria médica está procurando surfar na próxima onda de blockchains, vendo um propósito para a tecnologia em armazenar e compartilhar dados de pacientes/médicos em todos os ecossistemas de saúde. Isso pode incluir feeds de dados biológicos de sensores IoT vestíveis e aplicativos inteligentes, por exemplo, e blockchains podem até ser usados para abrigar sequências de DNA.
Leave a Comment